O Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco com área de concentração em Teoria e Análise da Organização Linguística, iniciado em 18 de março de 2002, vem dando sustentação a esse campo natural de pesquisa, ao mesmo tempo em que supre a Região de uma área da qual é carente. Esse curso, dado seu caráter multidisciplinar, destina-se a profissionais de Letras, Fonoaudiologia, Psicologia, Comunicação e Educação, bem como de outras áreas que mantenham alguma relação com a Linguagem, desde que apresentem projetos de pesquisa pertinentes a uma de suas áreas de concentração, em uma de suas linhas.
Seu objetivo geral é preparar profissionais que trabalhem com a Linguagem e áreas afins para se tornarem pesquisadores, incentivando o desenvolvimento da pesquisa na Região do Nordeste do Brasil. Como objetivos específicos, o Programa se propõe a:
- Preparar professores para o Ensino Superior e o exercício da docência na área da Linguagem;
- Preparar profissionais de Ciências da Linguagem e áreas afins para a produção do conhecimento científico nas suas áreas de atividade profissional;
- Atribuir mediante regime didático-científico o título de Mestre em Ciências da Linguagem.
Áreas de Concentração
Com a oferta da área de concentração Teoria e Análise da Organização Linguística, a UNICAP volta-se para os problemas regionais impactantes, com grande repercussão na melhoria da qualidade de vida e da qualificação profissional. A formação desses pesquisadores nessa área tem constituído o objetivo maior deste Programa, no sentido de promover o desenvolvimento da região que, sem a pesquisa, corre o risco de transformar o profissional em mero aplicador de técnicas e de modelos, ou, apenas, capaz de adequar o seu exercício profissional aos recursos existentes e não poder gerar novos procedimentos, novos modelos, novas técnicas em função das demandas e singularidades emergentes.
Na área de concentração Teoria e Análise da organização Linguística são desenvolvidos estudos voltados para:
- investigação linguístico-discursiva à luz de teorias e métodos da linguística contemporânea;
- tratamento e análise dos dados e sistemas linguísticos;
- análise, sistematização e descrição de sistemas fonéticos e fonológicos das línguas;
- procedimentos de identificação de voz;
- estudo e aplicação de métodos de processamento de dados dos aspectos linguísticos, visando à abordagem dos diferentes sistemas de comunicação;
- estudo dos sistemas informatizados de comunicação alternativa/aumentativa e/ou suplementar;
- pesquisa e implementação de tecnologia de estudo, ensino e abordagem aos sistemas digitais e à inteligência artificial.
Além disso, trata da questão dessas ocorrências em pessoas que apresentam distúrbios de linguagem em suas diversas manifestações.
Outras informações sobre o Mestrado podem ser encontradas no site www.unicap.br
Fonte: www.unicap.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário